sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sbre o Texto do meu irmão...

O texto abaixo pertence ao meu irmão caçula. Sinto orgulho em compartilhar.


A Escravidão X A Aposta



Escravidão:
1. Estado ou condição de escravo; escravatura, escravaria, cativeiro, servidão.

2. Falta de liberdade; sujeição, dependência, submissão, servidão.

Aposta:
1. Ajuste entre pessoas de opiniões diversas, no qual a que não acerta deve pagar à outra algo de antemão determinado; jogo.

2. Espécie de jogo em que o ganho depende do resultado da partida, prova, competição, sorteio, etc.

3. Desafio; porfia.



A Escravidão



No mundo, vivemos uma vida de escravidão. Somos escravos dos mais variados tipos de coisas, algumas banais, outras não. Algumas que comprometem nossa saúde física, outras não. E ainda algumas que de modo geral, compromete a nossa saúde espiritual! Na verdade, creio que noventa porcento destas prejudicam a nossa vida espiritual!

Por coisas pequenas e egoístas, abrimos mão de amigos e familiares! Brigamos por causa de dinheiro, por causa de objetos pessoais, por causa de namorados ou namoradas, ciúmes, pessoas que vivem um casamento individualista: isso é seu e isso é meu! Quantos de nós não já brigamos com um irmão por ele ter comido nosso chocolate ou usado nossa roupa? Pra alguns isso é uma grande bobagem, mas existem aqueles que não abrem mão daquilo que tem por nada! Somos escravos daquilo que temos ou sentimos!

Um jovem rico pergunta a Jesus como herdaria o Reino dos céus e após saber o que deveria fazer saiu dali frustrado por não querer dar tudo o que tinha para os pobres! O fato é que a maioria de nós tem algo que nos escraviza e que muitas vezes não sabemos! O pecado faz parte de nós. Somos pecadores por nascimento, e isso facilita a nos escravizar por algo que nos afaste dos propósitos de Deus!



Eu nasci em uma família “cristã”, mas cresci em um lar que não testemunhava uma vida cristã. Aprendi a beber ainda pequenos! Com nove anos preparava caipirinha para meu tio e era considerado o melhor! Toda vez que preparava uma dessas doses, dava uma bebericada para provar daquilo que fazia. Anos mais tarde me tornei alcoólatra – daqueles que só param quando não tem mais dinheiro ou quando não tem mais forças para ficar de pé – mas só percebi e assumi que era um “escravo da bebida” tempos atrás, quando já havia me libertado do vício.

Junto com a bebida veio o cigarro e a vida prostituída. Em meio a vários casos de bebedeiras, lembro-me que nas voltas para casa, pedia a Deus que me levasse em paz e que me livrasse do mau que me arrodeava. Às vezes lembro que agradecia antes mesmo de me deitar, outras vezes só lembrava-me de agradecer no outro dia quando acordava e percebia que estava em casa!

Outra coisa que me recordo é que sentia muita raiva em ver que muitos “cristãos” andavam e faziam as mesmas coisas que eu quando eu ainda não era de Cristo! Aquilo me deixava indignando! Pior ainda quando ouvia argumentos como: Jesus também bebia! Eu dizia sempre para Deus: Senhor, quando eu “voltar” a ser evangélico, serei um exemplo de cristão e farei toda a Tua vontade!! Reparem bem que eu dizia quando voltasse, eu imaginava ser cristão, mas dizia pra mim mesmo que só ia pra igreja quando parece de fazer as coisas erradas que fazia. Só depois que “voltei” descobri que nunca tinha sido cristão!

Finalmente e definitivamente decidi que nada do mundo me tornaria mais escravo, decidi que a minha carne não iria mais conseguir me tornar escravo de qualquer coisa que Jesus condena! Sofri muito para perceber e aprender, mas Deus me deu uma forcinha!



Transformação



O primeiro passo para ser cristão é querer ser um! Mas não basta QUERER ser um cristão, devemos SER verdadeiramente! Ser cristão significa abandonar a si mesmo para ser de Cristo. Significa seguir exatamente os ensinamentos de Cristo ao pé da letra! Muitos irão dizer que isso é fanatismo, mas eu digo que é libertação, Salvação. Quando decidimos servir a Cristo é como se assinássemos um contrato que diz que abandonaríamos todas as nossas normas de conduta e substituiríamos por outra nova, a de Cristo.

Algumas pessoas adaptam os ensinamentos de acordo com a vida que vivem. Tipo: isso é legal eu faço, mas isso não é legal por que eu vou ter que abrir mão daquilo que tanto gosto, então isso eu não faço!

A palavra nos diz no Antigo Testamento: “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra” Dt.28. Reparem que Moisés dá o presente recado dizendo: TODOS. Se fossem alguns, ele teria dito!

No Novo Testamento, Jesus diz: “não penseis que vim para revogar a Lei e os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” Mt 5:17-18.

O propósito de Deus em nos enviar Jesus, não foi apenas morrer por nossos pecados! Foi também para nos ensinar sobre as Leis e provar que, se quisermos, poderemos cumpri-las! Ao afirmar que no mundo passaremos por aflições, significa que seremos, também, tentados a pecar! E depois ao dizer: tende bom ânimo, porque eu venci o mundo, estava dizendo que Ele próprio testando a nossa fragilidade da carne, conseguiu vencer, então nós também podemos!

Vamos dar um basta a escravidão do pecado! Mais precisamente, a escravidão do egoísmo, da mentira, da fofoca, da cobiça, da vaidade, da ganancia, da falsidade, da inveja, da religiosidade e de tantas outras! Uma não menos importante, que devo enfatizar, é a escravidão do medo!



“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” Js. 1:9



Deus disse essas palavras a Josué quando Moisés morreu. Um novo líder foi recrutado para a missão de levar o povo a tomar posse da terra prometida! Fale com franqueza a você mesmo: se Deus falasse essas palavras com você da mesma forma que falava com Moisés – com palavras em alto e bom som – você teria medo de alguma coisa? Geralmente as pessoas de hoje são desconfiadas no quesito: o falar de Deus. Acreditam que aquelas palavras foram pra Josué e só pra ele. Mas aprendamos que isso não é verdade! Aquelas mesmas palavras são para você e eu. Obviamente se formos propriedade exclusiva Dele. Josué era! Aproveito a deixa para retratar o seguinte fato: propriedade exclusiva. Entenda... A bíblia diz que não podemos servir a dois senhores! Como assim?? Quais senhores? Você me pergunta! O Senhor Deus e o Senhor eu. Devemos escolher a quem ouvir e servir. Ou servimos a Deus ou as nossas vontades, pois sabemos que as nossas não são as de Deus! Se a sua escolha é servir a Deus, ótima escolha!! Então é hora de aniquilar o medo!

Costumo dizer que o medo é a ausência da fé em Deus! O medo trás duvidas e a duvida age neutralizando a fé fazendo com que venhamos a desistir de algo ou pelo menos, recuar! A fé não é em hipótese alguma uma questão de pesos e medidas, quem tem mais fé Deus ouve e quem tem menos Deus não ouve! O fato é que quem tem fé em Deus deve colocar no coração que Ele tem o controle! Ter ou não ter algo, vai depender da sua coragem! Os que têm a coragem de enfrentar e aceitando tudo sem recuar, tendem a chegar a vitória primeiro, pois aprendem o que Deus quer ensinar mais rapidamente. Os que deixam o medo e consequentemente a duvida entrar no coração, tendem a ter que estacionar ou em alguns casos, voltar para o inicio da fila, pois não aprendem o que Deus quer ensinar!

Deus nos chamou sabendo das nossas fraquezas, Ele sabe que temos medo! Por isso é que Ele nos diz: EU SOU CONTIGO! Ele nos garante que tudo vai dar certo. Basta confiar, não recuar e aceitar os fatos e ocorrências, porque é a vontade de Deus. Lembre-se: Deus está lhe ensinando para que você seja aprovado!

Quando escolhemos os caminhos de Deus, na verdade, é porque Ele escolheu a nós! Pensamos ser assim: quero mudar de vida, vou seguir a Cristo! Mas na verdade é assim: quero fazer meu filho mudar de vida, vou chamá-lo a Mim! Fomos chamados por Ele e se aceitarmos, passaremos por grandes provas! Se houver prova é porque Deus quer nos aprovar, e se Ele estabeleceu uma prova é porque Ele sabe que conseguiremos ser aprovados! Se você prestar bastante atenção verá que tudo está no controle de Deus! Ele tem um plano para cada alma, cada ser humano, mas a triste realidade é que alguns o ouvem e outros não! Então para aqueles que ouvem: porque ter medo?





A Aposta



“Perguntou o Senhor ainda a Satanás; Observai o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.” Jó 1:8



O livro de Jó é a maior referencia de sofrimento e provação da bíblia. Se lermos errado, não aprendemos tanto como ele realmente quer nos ensinar!

Eu li o livro apenas uma vez numa época de aflição e angústia. Alguém me indicou para me provar que a dor de Jó era imensamente maior em comparação ao que eu passava na época! Cheguei à conclusão que era realmente maior não só que a minha dor, mas que qualquer uma que já existiu ou existirá. Analisando que a bíblia foi escrita como referência para todas as gerações, Deus caprichou na provação de Jó para nos ensinar sobre dor e sofrimento, e é claro, fidelidade e vitória!

Mas aprendi a analisar o livro de outra forma. Digamos... Do outro lado da moeda! De um lado da moeda a cara feia do Diabo e dou outro o Rosto magnifico de Deus!

A pergunta é: porque que Deus decidiu provar um homem que, segundo o próprio Deus, era um homem íntegro e reto e que se desvia do mal?? Geralmente, como eu mesmo falei a pouco, Deus nos chama, nos prova e nos aprova. Mas no caso de Jó, Deus aprovou e depois provou!!

Deus fez uma aposta



Deus apostou com Satanás que Jó seria fiel a Ele enquanto Satanás sugeria o contrario. Disse que se Deus tirasse tudo de Jó, Jó o abandonaria! Deus por sua vez, orgulhoso do servo que tinha, apostou com a mais profunda certeza de Jó lhe seria fiel! Deus jogou a moeda do cara e cora para cima sabendo que ganharia essa facilmente!

Visto com tais olhos poderíamos acha que Deus fosse um Deus cruel, por apostar e assim “brincar” com um servo dedicado! Mas não é isso que aprendi!

Tire da mente a face de Deus com o ar prepotente e com um leve sorrisinho no canto da boca, como geralmente fazemos quando apostamos em algo certo! Agora coloque na mente e na face de Deus um rosto preocupado e triste, não por temer que Jó o abandone e Ele perdesse a aposta, mas por ver que Jó, um filho amado e fiel, mesmo sem saber, iria servir de prova para todos nós que Deus confia em quem Ele aposta!

Deus apostou com Satanás que Jó venceria por que Deus confiava em Jó! Ele conhecia o coração de Jó! Assim como conhece o seu e o meu quando ele aposta em nós!



Há muito tempo atrás, fiz uma viagem missionária. Uma viagem para conhecer vários jovens de minha igreja de outras cidades no intuito de convidá-los a participar do nosso congresso! A minha igreja fazia parte de uma Região que não se conheciam e alguns nem sabiam que existia! A nossa intensão era unir todos nós numa grande festa e confraternização! Eu tinha em meu coração o desejo de fazer com que todas as nossas mocidades tivessem proximidade uns dos outros como uma grande família!

Viajei com o meu vice-presidente, na época, uma distância de 1050km ida e volta. Cada um com uma moto de 100cc. Numa determinada parte da estrada, vimos à chuva se formar ao longe e ainda faltavam cerca de 200km do destino final. Calculamos chagar em aproximadamente em duas horas.

Assim que entramos na estrada depois de abastecer, a chuva começou a cair vigorosamente. Em pouco tempo ficamos encharcados. Eu sem roupas apropriadas para chuva. No sentido oposto, caminhões carregados de carros passavam a toda velocidade fazendo nossas motos balançarem e quase irem ao acostamento! A cada posto de gasolina, nós parávamos e observamos a chuva quase parar, mas assim que voltávamos para a pista, ela recomeçava novamente com força! Em uma das paradas descobrimos que meu companheiro de estrada tinha uma capa de chuva na moto dele, eu quase tive um treco, mas tudo nos divertia nessa viagem! Era noventa e cinco porcento de divertimento e cinco de preocupação! Ora! Deus estava no controle!

O frio era muito intenso! Eu já não conseguia louvar como vinha fazendo no caminho inteiro. As minhas mãos estavam dormentes e já estava ficando preocupado em pilotar daquela forma, mas não podíamos parar, pois estávamos num trecho deserto! Então disse a Deus: Senhor, eu não aguento mais esse frio! Me aquece por favor que a situação está dura de suportar!! Foi quando aconteceu o inesperado! Quase que antes do amém, dois caminhões que vinho contra nós, soltaram vácuos de ar quente! Na mesma hora eu sentir um alívio imediato, pois meu frio havia acabado. Depois de um tempo comecei a lembra da obra que Deus havia colocado em meu coração, lembre da louca viagem de moto por estradas desconhecidas, da chova que castigava sem parar, das dificuldades e perseguições e me veio a mente o livro de Jó!

Imaginei uma situação engraçada, mas real! Satanás disse a Deus que se tirasse de Jó tudo o que ele tinha, Jó blasfemaria contra Ele. No meu caso veio em meu coração algo semelhante! Satanás disse a Deus: Se você mandar chuva em cima deles na estrada, garanto que eles desistem dessa viagem tola e voltam pra casa! Percebi como tudo fazia sentido! A cada parada a chuva parava, a cada reinicio da viagem a chuva voltava! Todos os caminhões que viam jogavam vácuos frios! Só aqueles jogaram quentes!! Hoje entendo que Deus tinha apostou mais uma vez com Satanás, e adivinha???? Satanás PERDEU!!!

O mesmo acontece hoje com as mais variadas pessoas! Deus está apostando na humanidade! Está apostando em filhos que tem um coração fiel! Deus aposta porque sabe que vai ganhar confiando em você! E tudo tem um propósito: ensinar a cada um de nós aquilo que precisamos aprender para que possamos ter salvação e esperança que confiar Nele! Portanto devemos dar glórias a Deus porque Ele sabe das coisas que precisamos. Tudo pode estar ruim e doloroso agora, mas Deus vai ganhar mais uma aposta e consequentemente você ganhará aquilo que lhe é de direito!!!



Que Deus possa abençoar a todos nós! E que possa apostar em nós a cada dia e a escravidão perderá!



Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário