terça-feira, 27 de março de 2012

Sobre o Prisioneiro, a Lutadora e escudos...

O homem esta sentado e acorrentado em uma prisão. Não está sozinho em sua cela. Um guarda sentado à sua direita e outro guarda à sua esquerda. Suas mãos estão acorrentadas a cada um deles. Do lado de fora, 14 soldados estão fortemente armados guardando a entrada da cela e seus corredores. Ninguém entra, ninguém sai. Um dos companheiros deste homem havia sido morto por golpe de espada em frente a massa enfurecida alguns dias antes. Este homem sabe que terá o mesmo destino, ou talvez, pior.

O que eu faria se estivesse em seu lugar? Perderia o sono? Me desesperaria? Choraria muito com certeza. Cairia de joelhos e clamaria a Deus pela minha vida.
O que o homem está fazendo então? Tirou as sandálias, o cinto, a capa e pegou no sono. Ele não tirou um cochilo devido ao cansaço ele esta realmente dormindo sossegado. Aprisionado, sentenciado a morte e injustiçado... dorme!
Alguém sabe quem ele é?

Seus amigos, reunidos em uma casa passam a noite em oração intercedendo por ele. Estão de joelhos, clamando, pedindo socorro para o amigo que dorme.

Uma luz invade a cela da prisão, um anjo aparece. Acorda Pedro sem acordar os guardas acorrentados a ele. "Pedro? Pedro? Levanta depressa!" Pedro abre os olhos e está tão sonolento que demora um tempo para entender. "Isso é um sonho?" Olha para os dois homens dormindo ao seu lado e tem certeza de que é um sonho. Se é sonho então deixa eu obedecer e ver no que vai dar.
- Coloque o cinto! - diz o anjo jogando o acessório para ele. Pedro obedece. -Calça o sapato e veste a tua capa!



A porta da cela se abre. Os guardas do lado de fora nada percebem. Pedro e o anjo passam por eles, atravessam o corredor e logo estão no meio da rua. O anjo caminha a sua frente guiando-o por vielas escuras e em um determinado lugar o anjo desaparece. Então, cai a ficha! "Eu fui liberto! Não estou mais na cadeia, estou livre e caminho pelas ruas. Para onde irei?"

Bate à porta da casa dos amigos que ainda oram por uma intervenção divina na realidade deles. A empregada atende e quando ouve a voz de Pedro dizendo, "Sou eu Pedro!" ao invés de abrir a porta corre para chamar os outros. Cômico. O prisioneiro fugitivo bate insistentemente e as pessoas que intercedem por ele a noite inteira não acreditam quando dizem que ele esta a porta.
Finalmente alguem deixa o homem entrar. Dão-lhe algo pra comer, ouvem a fantástica história do milagre que acaba de acontecer e se despedem.

Esta é uma das histórias mais intrigantes do livro de Atos. O inicio da igreja Cristã e eu sempre adorei ouvi-la. Mas uma coisa sempre me intrigou... Por que Tiago morreu e Pedro foi liberto? Por que Deus não fez algum milagre de tirar o folego para libertar também a Tiago. Por vezes ouvi alguns teólogos e lideres dizendo que os planos de Deus são diferentes para cada um de nós, alguns são para morte e outros para a vida.
Isso não me satisfaz... Serei sincera... Não engulo. Claro, que compreendo que os caminhos de Deus são maiores que os meus, que a estrada que leva a realização dos meus sonhos é longa e algumas vezes pode até parecer que estou indo na direção oposta. Confio em Deus o suficiente para acreditar Nele durante a jornada. Mas nessa situação, eu tento me colocar naquela época e pensar porque um morre e o outro vive? Ninguém vai deixar de concordar que o que salvou Pedro da prisão foi a oração da igreja reunida. Então, no meu humilde entendimento, o que levou Tiago a morte foi a falta de oração. Tiago foi o primeiro a morrer. Pedro e João já haviam sido presos, ameaçados e libertos. Na época da crucificação de Cristo Herodes recusou-se a condena-lo. Logo os cristãos temiam mais a ameaça do sinédrio, dos líderes religiosos do que do monarca. Então Tiago é preso, arrastado diante da multidão e zas!! Golpe de espada. A igreja vê um líder amado ensanguentado, tombar no chão.
Então veio o desespero. Esse cara, não esta de brincadeira. Ele vai matar quantos puder para satisfazer o povo. Pedro é preso. A igreja sabe que o risco que ele sofre, porque Tiago está morto. Então unida, dobra os joelhos e ora! A necessidade de orar veio diante do temor e medo.
Mas voltemos a Pedro... Ele dorme!

Eu perco o sono. Qualquer probleminha mais grave me faz perder o sono mesmo... E estes últimos dias tem sido para mim noites de insonia constantes. Fico olhando para minha situação, para determinados problemas e não consigo imaginar a solução deles. Por mais que eu pense, não há nada. A situação esta perdida. Preciso de uma intervenção divina como a de Pedro.
Ontem eu acordei de manhã, depois de ter revirado o corpo na cama a noite inteira. Sem levantar abri meu Facebook pelo celular e nos feeds dos meus amigos havia a atualização do Altomir Rangel. "TSM está no ar na RedeTV, liga ai!" Se a Tv estivesse distante, confesso que não teria ligado, mas como o botão estava bem ao alcance do meu dedão (hahaha) liguei. E ele falava exatamente sobre esse trecho acima. Pedro dormia, Pedro descansava em Deus. Pedro não perdeu o sono e deixou de confiar, não. Quando a situação não tem saída, confia em Deus que Ele vem e faz tudo que você não imaginou.
Na noite anterior, meu irmão e eu, conversávamos ao celular e ele me disse algo que me chamou atenção: "Stella, você já lutou, brigou, se preocupou, orou, já fez tudo que era humanamente possível e não tem dado certo. Agora você tem que experimentar não fazer nada. Esperar, confiar porque quando agente fica assim totalmente dependente de Deus as coisas acontecem."
Pedro dorme...
Eu luto, esperneio, perco o folego...



Só que Pedro também foi um lutador impulsivo. Foi ele quem puxou da espada e arrancou a orelha de um oficial romano para defender Jesus no Getesemane, lembram? Jesus o repreendeu e disse: "Pedro, guarda a tua espada, quem vive pela espada morre por ela."
A minha espada é a minha língua.
Pedro sacou a espada para defender um amigo de ser levado a prisão injustamente. Sua motivação era justa. Era até honrada... Jesus repreendeu.
Eu brigo para me defender e defender quem eu amo. Lucas e eu somos sozinhos e muita gente... muita gente mesmo tenta tirar vantagem desta situação. EU saco da minha espada para lutar pelo que acredito ser certo, mas Jesus repreende.
Pedro na prisão não é o mesmo no Getesemane. Ele aprendeu a ter domínino próprio. Quando ele abre mão de lutar por si mesmo os céus se abrem e a providência chega. Um anjo o defende.
E eu espero que o mesmo seja feito por mim agora que eu decidi largar da "espada" e esperar Nele.
E apesar de ter experimentado muitas vezes o cuidado o livramento e a provisão de Deus agora quero muito experimentar sua defesa.
O Senhor é o meu ESCUDO.
O Senhor é a minha BANDEIRA.

"A justiça irá adiante Dele, e Ele nos fará andar no caminho aberto por seus passos." Sl 85:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário